UNAIDS realiza consulta global sobre a Estratégia para 2016-2021

Representantes dos Estados Membros das Nações Unidas, organizações internacionais e sociedade civil participaram de uma consulta global multissetorial de dois dias sobre a Estratégia UNAIDS para 2016-2021.

Esta consulta global, que vem após uma rodada de discussões regionais e a realização de uma consulta virtual, irá examinar os progressos realizados e discutir as mudanças necessárias para acabar com a epidemia da AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.

A consulta será um passo fundamental no desenvolvimento da Estratégia para 2016-2021 do UNAIDS — para implementar e cumprir as metas da Aceleração da Resposta à epidemia (conhecida em inglês como Fast-Track).

A estratégia do UNAIDS é mobilizar e alinhar parceiros, concentrar os recursos, inspirar a ação multissetorial, reforçar metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, promover e proteger os direitos humanos e a igualdade de gênero e acelerar o progresso geral. A  implementação desta estratégia vai assegurar que ninguém seja deixado para trás e reafirmar a visão do UNAIDS relacionada aos chamados três zeros: zero nova infecção por HIV, zero morte relacionada à AIDS e zero discriminação, que continua a inspirar e catalisar ações.

O primeiro esboço da estratégia será apresentado na 37ª reunião do Conselho Coordenador do UNAIDS, em outubro de 2015.

GlobalConsultation

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, (esquerda) e Embaixador Mushayavanhu do Zimbabwe (direita) na Consulta global multissetorial sobre a Estratégia do UNAIDS para 2016-2021. Foto: UNAIDS/P.Albouy

Citações

“Chegou a hora de nos concentrarmos em comunidades vulneráveis e não simplesmente em países vulneráveis. De fato, são nas em comunidades vulneráveis que estamos deixando as pessoas para trás em termos de saúde, desenvolvimento e dignidade. Este é o nosso novo desafio universal para os países ricos e pobres. Nossa estratégia deve contribuir para virarmos o jogo rumo a um mundo mais igual.”

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS

“Alocação de recursos para AIDS não é uma despesa, mas um investimento, e os esforços na resposta à AIDS devem continuar no espírito compartilhado de responsabilidade e solidariedade global.”

Embaixador Mushayavanhu do Zimbabwe

“Normas de nossos países dizem que os nossos corpos, de mulheres e meninas, não pertencem a nós mesmas e nossas decisões não são nossas. Para acelerar a estratégia do UNAIDS, devemos nos concentrar na plena igualdade para mulheres e meninas. Temos de passar de ‘tolerância zero para violência de gênero’ para ‘zero violência de gênero’”.

Laurel Sprague, representante da sociedade civil no Conselho de Coordenação do UNAIDS e coordenadora regional para a América do Norte da Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV

Verified by MonsterInsights