UNAIDS pede ampliação dos serviços integrados de tuberculose e HIV

No Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose (TB), marcado em 24 de março, o UNAIDS alertou para a necessidade da ampliação de serviços integrados de HIV e tuberculose, sobretudo nos países e regiões mais afetados pela dupla epidemia. Em todo o mundo, nove milhões de pessoas desenvolveram tuberculose em 2013 e 1,5 milhão ainda morrem da doença todos os anos.

A TB perpetua a pobreza em muitos países, fazendo a renda anual cair em média 50% entre as famílias afetadas. A doença também continua a ser uma das principais causas de morte entre pessoas que vivem com o HIV. Em 2013, houve cerca de 360 mil óbitos por TB entre as pessoas infectadas pelo HIV e cerca de 1,1 milhão de pessoas que vivem com o HIV desenvolveram tuberculose.

No entanto, se as pessoas que vivem com o HIV iniciarem a terapia antirretroviral, eles reduzirão o risco de desenvolver tuberculose. O diagnóstico e o acesso precoce ao tratamento contra o HIV reduz o risco de desenvolver tuberculose em 65%.
Quando o tratamento da infecção por tuberculose latente é combinado com terapia antirretroviral, o risco de desenvolver TB cai em cerca de 90%.

Se as pessoas que vivem com o HIV desenvolverem tuberculose, o acesso imediato à terapia antirretroviral e ao tratamento da TB (terapia preventiva com isoniazida) podem reduzir suas chances de morte em 50%.

O diagnóstico da tuberculose em pessoas vivendo com HIV e testes de HIV para todas as pessoas com suspeitas ou já diagnosticados com TB é, portanto, crucial.

O UNAIDS apoia os esforços de âmbito local para a construção de abordagens inovadoras e integradas para o HIV e a TB, que garantam a todos o acesso precoce à prevenção, aos testes diagnósticos e ao tratamento do HIV e da TB.

Ao coordenar e intensificar os esforços para apoiar as pessoas que vivem com HIV e TB, as epidemias podem ser reduzidas e eliminadas. Para isso, o apoio e a mobilização da comunidade são cruciais para conscientizar mais e mais pessoas sobre as opções de teste e tratamento e sobre o fortalecimento das capacidades na área da saúde.

Uma nova estratégia lançada pela Organização Mundial de Saúde, “Gear Up to End TB” (Esteja pronto para acabar com a TB), propõe uma maior colaboração entre a atenção em TB e HIV, o fortalecimento dos sistemas de saúde, o engajamento das comunidades, a melhoria da proteção social e a intensificação de pesquisas e inovação. A estratégia visa a reduzir mortes por tuberculose em 95% e novos casos de tuberculose em 90% até 2035.

A agência da ONU vai continuar trabalhando em colaboração com os países, doadores e parceiros, incluindo a Organização Mundial de Saúde, a Parceria Stop TB, o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária e o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS, a fim de produzir soluções sustentáveis de integração e oferta de serviços essenciais de HIV e TB.

Verified by MonsterInsights