Resultado do processo seletivo para curso de novos líderes é adiado

O Curso de Formação de Novas Lideranças das Populações-chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS recebeu 1.019 inscrições até a data limite do edital (8/3), superando as expectativas dos organizadores. Por causa do grande número de currículos em avaliação, o anúncio do resultado foi adiado para o próximo dia 20 de março.

O processo seletivo está sendo feito pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O edital para formação de novas lideranças jovens na área de HIV e AIDS recebeu inscrições de todas as cinco regiões do Brasil e de todas as populações-chave para o combate à epidemia. Entre os inscritos estão profissionais do sexo, travestis e transexuais, gays e pessoas que usam drogas. Houve também inscrições de jovens profissionais de saúde, redutores de danos, ativistas da população negra e de religiões afro.

O objetivo, neste momento, é selecionar até 50 jovens entre 18 e 26 anos para acompanhar e participar da construção das políticas públicas de saúde com enfoque em HIV e AIDS. O curso, com 36 horas-aula, será realizado em Brasília, entre os dias 07 e 11 de maio deste ano.

A seleção contemplará as populações-chave em contexto de maior vulnerabilidade ao HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), que são prioritárias para as políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

“Temos que buscar novas formas de dialogar com o público jovem e esse curso faz parte dessa visão, assim como a recente Campanha de Prevenção às DST e AIDS do Carnaval 2015 que investiu em aplicativos de relacionamento. É exatamente entre o público jovem, em especial na população gay, que os índices de infecção vêm crescendo e precisamos encontrar maneiras de definir, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas de saúde pelos próprios integrantes das populações-chave”, avalia o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.

“O número de inscrições recebidas demonstra a importância de investimentos como este em estratégias para desenvolvimento de jovens lideranças”, diz Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil. “A participação dos jovens é fundamental para o alcance das metas 90-90-90 do UNAIDS – adotadas recentemente pelos países do BRICS –, o que vai certamente contribuir para o fim da epidemia até 2030.”

O resultado será divulgado no endereço: http://bit.ly/FormularioCurso

Baixe este comunicado de imprensa clicando aqui.

Verified by MonsterInsights