Principais ações do UNAIDS no Brasil em 2014

O ano de 2014 foi marcado por um conjunto significativo de ações e iniciativas que contribuíram para promover a resposta à epidemia do HIV e as metas principais do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) de: zero nova infecção pelo HIV, zero morte relacionada à AIDS e zero discriminação.

O UNAIDS Brasil realizou eventos e atividades com o objetivo não apenas de estimular e apoiar a resposta brasileira, mas também de promover um maior engajamento da sociedade neste processo.

2015_04_01_timeline

Ao longo de 12 meses de intenso trabalho, celebridades se uniram à causa, como o jogador de futebol David Luiz e o ator Mateus Solano – nomeados Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS em abril e agosto, respectivamente. Ao lado de outras celebridades mundiais com a mesma função dentro do UNAIDS, eles contribuíram para a promoção dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Entre as ações que deram visibilidade do trabalho do UNAIDS no primeiro semestre de 2014, destaca-se o lançamento da série de vídeos Viral, sobre o HIV e AIDS, produzida e estrelada pela equipe do grupo humorístico Porta dos Fundos. A iniciativa, realizada em parceria com a Atitude Abril, alcançou mais de 12 milhões de visualizações.

As ações de 2014 foram também marcadas pelo primeiro ano de celebração do Dia Mundial Zero Discriminação, em 1º de março. No Brasil, a iniciativa foi lançada em parceria com o Ministério da Saúde no Cristo Redentor, Rio de Janeiro, durante uma celebração ecumênica, que contou com a presença de representantes de diversas religiões, da sociedade civil e de governos.

No clima da Copa do Mundo da Fifa 2014, realizada no Brasil, o UNAIDS mobilizou 800 jovens voluntários nas 12 cidades que receberam jogos do campeonato. A iniciativa Proteja o Gol sensibilizou torcedores e distribuiu mais de 2 milhões de preservativos durante os jogos.

E no âmbito das celebrações do dia 1º de dezembro, entre as diversas atividades de visibilidade, mobilização social e engajamento político, o UNAIDS realizou a I Mostra Internacional de Filmes Zero Discriminação, resultado de uma parceria com 12 delegações diplomáticas com sede em Brasília, além de parceiros do Sistema ONU, como PNUD, UNODC e ONU Brasil, o Ministério da Saúde – por meio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais –, Aliança Francesa e Casa Thomas Jefferson.

Veja as ações de 2014 em detalhes na linha do tempo do UNAIDS Brasil.

Verified by MonsterInsights