Relatórios e publicações

2017

Acabando com a AIDS: progresso rumo às metas 90–90–90

Em 2016, 19,5 milhões dos 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV tiveram acesso ao tratamento e mortes relacionadas à AIDS caíram de 1,9 milhão em 2005 para 1 milhão em 2016. Considerando a continuidade desses avanços, os dados colocam o mundo no caminho certo para atingir o objetivo global de 30 milhões de pessoas em tratamento por 2020.

Acesse o novo relatório do UNAIDS aqui.

 

 

AMAZONAIDS: Na fronteira de uma epidemia

Intitulada AMAZONAIDS: Na fronteira de uma epidemia, a série tem objetivo de resgatar as histórias e as experiências acumuladas desde o início do programa em 2008. As reportagens destacam o legado das ações conjuntas da ONU na região e as lições aprendidas ao curso de quase uma década de trabalho na resposta ao HIV na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Faça o download da publicação aqui.

 

 

Quando as mulheres lideram, mudanças acontecem

 O relatório, Quando as mulheres lideram, mudanças acontecem (tradução livre para o título em inglês When Women Lead, Change Happens), mostra que, globalmente, em 2015, havia 18,6 milhões de mulheres e meninas vivendo com o HIV—1 milhão de mulheres e meninas se infectaram recentemente com HIV e 470.000 mulheres e meninas morreram de doenças relacionadas à AIDS.

 

Baixe o documento em inglês aqui

2016

Entre na via rápida: acelerando a resposta ao HIV com enfoque na abordagem do ciclo de vida

O relatório Entre na via rápida: acelerando a resposta ao HIV com enfoque na abordagem do ciclo de vida (Get on the Fast-Track: the life-cycle approach to HIV) aponta que investimentos devem ser feitos de forma sensata ao longo do ciclo de vida, usando uma abordagem com foco em localidade e população, para garantir que os programas de alto impacto e orientados por evidências estejam disponíveis nas áreas geográficas e entre as populações mais necessitadas.

Faça o download da versão reduzida em português aqui.

Baixe o documento em inglês aqui.

 

Lacunas na Prevenção

2016-prevention-gap-report_en511-01

Enquanto progressos significativos têm sido feitos para eliminar novas infecções pelo HIV entre crianças , o declínio nas novas infecções pelo HIV entre adultos mantém-se estável. O relatório mostra que a prevenção do HIV precisa ser expandida urgentemente nesta faixa etária.

Faça o download do relatório completo em inglês aqui.

 

 

Declaração Política da Assembléia Geral das Nações Unidas de 2016 sobre o Fim da  AAsset 1IDS

Uma nova Declaração Política progressista e factível sobre o fim da AIDS foi adotada hoje pelos Estados-membros na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Fim da  AIDS, em Nova York, Estados Unidos da América. A Declaração Política inclui um conjunto de metas específicas com prazos definidos que devem ser alcançadas até 2020 para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Faça o download da Declaração Política sobre AIDS 2016 em português aqui.

 

Acelerando a Resposta para acabar com a epidemia de AIDS

20160423_SGreport_HLM_en

Segundo o relatório, lançado pelo Secretário-Geral da ONU, a epidemia de AIDS pode ser prolongada indefinidamente se medidas urgentes não forem implementadas nos próximos cinco anos e todos os parceiros são convocados a concentrar seus esforços para que o fim da epidemia da AIDS seja alcançado até 2030.

Faça o download do relatório em inglês aqui.

 

Não cause danos: saúde, direitos humanos e pessoas que usam drogas

donoharm_en

A cobertura atual dos programas de redução de danos é insuficiente e que as políticas que criminalizam e marginalizam pessoas que usam drogas injetáveis falham na redução das novas infecções por HIV.

Faça o download do relatório em inglês aqui.

 

 

 

Atualização sobre a AIDS no Mundo 2016

global-AIDS-update-2016_en

Estima-se que 17 milhões de pessoas tenham chegado ao final de 2015 com acesso a medicamentos antirretrovirais capazes de salvar vidas. Isso significa que, em um período de 12 meses, 2 milhões a mais de pessoas passaram a ter acesso ao tratamento.

Faça o download do relatório em inglês aqui.

 

 

Dia Mundial de Zero Discriminação

donoharm_en

Celebre a individualidade e faça sua parte. Vamos abraçar a diversidade que existe ao nosso redor,
compreender e aceitar as diferenças entre as pessoas e manter a mente aberta.

Faça o download do relatório em inglês e em português.

 

 

 

Garantia de Acesso –  Atendimento à Diversidade

O guia busca proporcionar orientações a profissionais de saúde com o objetivo de reforçar a prática dos princípios de universalidade, integralidade e equidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do respeito à diversidade sexual e de gênero dos/as usuários/as.

Faça o download do guia aqui.

 

Entendendo dados e estimativas do UNAIDS sobre HIV 

O UNAIDS publica anualmente estimativas modeladas globais, regionais e nacionais para monitorar a epidemia do HIV, usando os melhores dados epidemiológicos e programáticos disponíveis. Estimativas modeladas são necessárias porque é impossível contar o número exato de pessoas vivendo com HIV, pessoas recém-infectadas com HIV ou pessoas que morreram por causas relacionadas à AIDS em qualquer país. As estimativas modeladas e suas margens mínimas e máximas proporcionam uma maneira cientificamente apropriada para descrever as taxas e as tendências da epidemia de HIV.

O documento explica como o UNAIDS compila os dados e as estimativas relacionados ao HIV e à AIDS utilizados em suas publicações.

Faça o download do documento aqui.

2015

Estratégia do UNAIDS 2016-2021

2017_02_21_estrategia20162021

A Estratégia do UNAIDS 2016-2021 é um chamado audacioso à ação para Entrar na Via Rápida (Get on the Fast-track) e alcançar as pessoas que estão sendo deixadas para trás. É um chamado urgente para investimentos maiores no curto prazo. Trata-se de um apelo para atingir as metas de tratamento 90-90-90, para fechar a lacuna de testagem e para proteger a saúde das 22 milhões de pessoas que vivem com o HIV que ainda não estão acessando o tratamento.

Faça o download da Estratégia aqui.

 

 

 

Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho

capa portuguesPor meio de histórias reais de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional, o manual oferece diretrizes para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho.

 

Faça o download do manual em: português, espanhol e inglês.

 

 

90–90–90 – Uma meta ambiciosa de tratamento para ajudar a acabar com a epidemia de AIDS

2016_909090_metas
Até 2020, 90% de todas as pessoas que vivem com HIV vão saber o seu estado sorológico. Até 2020, 90% de todas as pessoas diagnosticadas com infecção por HIV receberão terapia anti-retroviral sustentada. Até 2020, 90% de todas as pessoas que recebem terapia antirretroviral terão supressão viral.

 

Clique para fazer download.

 

“15 por 15” – Uma meta global alcançada

15x15Assim como temos novas oportunidades que há alguns anos atrás teriam sido inconcebíveis, nós também enfrentamos agora novos desafios. Se a história de sucesso “15 por 15” nos ensinou alguma coisa, é que nós temos em nossas mãos o poder de fazer o mundo mais saudável, mais justo e mais equitativo. Esperamos que esse relatório não só nos lembre de nosso poder para mudar o mundo quando permanecemos unidos, mas também nos inspire a tomar as medidas necessárias para acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública.

Clique aqui para fazer download.

Como a AIDS mudou tudo – ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança da resposta à AIDS

MDG6Report_en.pdfChegamos a um momento de definição na resposta à AIDS. Contra todas as probabilidades, temos conseguido os objetivos de AIDS de Desenvolvimento do Milênio 6. AIDS mudou tudo. Nestas páginas estão informações valiosas e animadores e comoventes experiências do trabalho inovador e emocionante que parceiros, comunidades e países fizeram e estão fazendo na resposta à AIDS. Há também histórias de partir o coração sobre os desafios que ainda subsistem.

Clique aqui para fazer download.

Implicações do estudo START – perguntas e respostas

2015_Implications_of_the_START_study_data_en.pdfUNAIDS saúda a evidência adicional lançada em maio de 2015, de que o início precoce da terapia anti-retroviral tem um efeito positivo sobre a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem com o HIV. O teste internacional aleatório do Instituto de Estudos de Saúde dos Estados Unidos, chamado START (Momento Estratégico de Tratamento Anti-Retroviral) encontrou evidências convincentes de que os benefícios de iniciar a terapia anti-retroviral assim que alguém é diagnosticado superam os riscos de atrasá-la até que a sua contagem de CD4 caiu para 350 células / mm3.

Clique aqui para fazer download

 

Iniciativa Zero Discriminação

zeroA iniciativa Zero Discriminação celebra o direito de todos a uma vida plena e produtiva com dignidade – não importando sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, sorologia para o HIV ou  raça e etnia. Unindo vozes, comunidades, indivíduos e sociedades, podemos transformar o mundo para melhor todos os dias e em todos os lugares. A Zero Discriminação busca demonstrar que todos podem ser informados e promover a tolerância, compaixão e paz.

Confira nosso material sobre a campanha.

 

 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

ACNUR O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados é encarregado de liderar e coordernar as ações globais para defesa dos direitos e do bem-estar de dezenas de milhões de refugiados, pessoas deslocadas internamente, incluindo apatriados, necessitados de asilo, retornados e comunidades de acolhimento ao redor.

Clique aqui para fazer o download.

 

 

Banco Mundial | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

Banco Mundial - Copatrocinadores UNAIDSO Banco Mundial fornece apoio técnico e financeiro vital para os países em desenvolvimento a fim de alcançar a redução da pobreza no intervalo de uma geração. Para este fim, foram estabelecidos dois objetivos mundiais ambiciosos, mas possíveis, que devem ser alcançados até 2030.

Clique aqui para fazer o download.

 

 

 

Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

ONU MULHERES-01Criada em julho de 2010, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) promove a igualdade de gênero não apenas como um direito humano inalienável, mas como um princípio central de desenvolvimento cultural, social, econômico.

Clique aqui para fazer o download

 

 

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está comprometido com a promoção da saúde, justiça e segurança por ser um líder global na resposta às drogas ilícitas, ao crime organizado transnacional e ao terrorismo, que emergiram como grandes ameaças a indivíduos, comunidades e países.

Clique aqui para fazer o download.

 

 

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)  | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

UNICEF-01

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) acredita que promover os direitos da criança e cuidar das crianças do mundo são a base do desenvolvimento humano. Atuante em mais de 190 países, ele utiliza da sua autoridade global para trabalhar com parceiros de todos os níveis para tentar garantir que as crianças tenham o melhor início de vida e possam crescer em um ambiente livre de pobreza, desigualdades, discriminação e doenças.

Clique aqui para fazer o download.

 

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se esforça para oferecer um mundo em que cada gravidez seja desejada, em que cada nascimento seja seguro e em que o potencial de cada jovem seja alcançado. Trabalhando em cerca de 150 países, o UNFPA expande as possibilidades para que mulheres e jovens levem vidas saudáveis e produtivas.

Clique aqui para fazer o download.

 

 

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

UNESCO-01 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas. Foi fundada com a missão de contribuir para a paz e a segurança, promovendo colaboração internacional através da educação, da ciência e da cultura. Com 195 Estados-Membros e nove Membros Associados, a UNESCO é regida pela Conferência Geral e pelo Conselho Executivo e as decisões destes dois organismos são implementadas pela Secretariado, sob a liderança da atual Diretora-Geral, Irina Bokova.

Clique aqui para fazer o download.

 

Organização Internacional do Trabalho (OIT) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

OIT -01

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência especializada das Nações Unidas responsável pelo mundo do trabalho. Seus principais objetivos são promover os direitos no trabalho, incentivar oportunidades de emprego decente, melhorar a proteção social e reforçar o diálogo sobre as questões relacionadas ao trabalho.

Clique aqui para fazer o download.

Organização Mundial da Saúde (OMS) | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

OMS-01

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desempenha um papel fundamental no sistema das Nações Unidas como a autoridade diretora e coordenadora para saúde internacional. O seu mandato amplo envolve assegurar a liderança em questões globais de saúde cada vez mais complexas, produzindo diretrizes, normas e padrões, monitorando e avaliando as tendências de saúde e definindo a agenda de pesquisa.

Clique aqui para fazer o download

Programa Mundial de Alimentos | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

PMA

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) é a maior agência humanitária de combate à fome do mundo. São cerca de 14.000 funcionários, que fornecem assistência alimentar a mais de 90 milhões de pessoas por ano.

Clique aqui para fazer o download.

 

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento | 2015 | Copatrocinadores UNAIDS

PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento das Nações Unidas, que defende a transformação e conecta países ao conhecimento, a experiências e a recursos para ajudar as pessoas a construir uma vida melhor.

Clique aqui para fazer o download.

2014

O Relatório das Cidades

citiesAs áreas urbanas também abrigam milhões de pessoas que foram deixadas para trás nas questões social, política e econômica. Pessoas que não têm acesso à educação, serviços de saúde e medidas preventivas enfrentam elevados riscos para a saúde. Nestas condições, muitas doenças, incluindo o HIV, espalham-se mais rapidamente. As cidades precisam eliminar as barreiras no acesso aos serviços básicos, justiça social e oportunidades econômicas. Com aceleração da resposta à AIDS, as cidades podem melhorar a igualdade social para as pessoas afetadas pelo HIV e aqueles que vivem com o vírus, ao mesmo tempo que enfrentam os desafios relacionados a saúde pública de maneiras novas e inovadoras para prevenir a doença.

Clique aqui para fazer download

 

Acelerando a resposta – Acabando com a epidemia de AIDS até 2030

fasttrackO mundo está embarcando em um estratégia de aceleração a resposta para acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Para alcançar este objetivo visionário depois de três décadas da epidemia mais grave dos últimos tempos, os países terão de usar poderosas ferramentas disponíveis, manter a responsabilidade pelos resultados e certificar que ninguém seja deixado para trás.

Clique aqui para fazer download.

 

Acelerando a Resposta: Acabando com a epidemia de AIDS até 2030

ending aidsAcelerar a resposta à AIDS e estabelecer metas ambiciosas são essenciais para acabar com a epidemia de AIDS. Isso exige transformar a visão de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS em marcos e objetivos concretos.

 

Clique aqui para fazer download.

 

Mostra Internacional de Filmes #ZeroDiscriminação
mostraZD2015Em comemoração do Dia Mundial de luta contra a AIDS (1/12) e do Dia Internacional de Direitos Humanos (10/12), o UNAIDS Brasil desenvolveu  a I Mostra Internacional de Filmes: #ZeroDiscriminação com o objetivo promover uma reflexão através da arte sobre as diferentes formas de discriminação e violação dos Direitos Humanos

Clique aqui para fazer download

 

O Relatório GAP
gapComo podemos eliminar a lacuna entre as pessoas que estão inclusas na resposta ao HIV e as que estão sendo deixados para trás? Esta foi a pergunta que nos propusemos a responder no relatório GAP. Semelhante ao relatório Global, o objetivo do relatório Gap é fornecer os melhores dados possíveis, mas, além disso, dar informações e análises sobre as pessoas que estão sendo deixados para trás.

Clique aqui para fazer download.

2013

Livres & Iguais

livreseiguais

A publicação “Nascidos Livres e Iguais” foi concebida como uma ferramenta para ajudar os Estados a compreender melhor as suas obrigações e os passos que devem seguir para cumprir os direitos humanos  de pessoas LGBT, bem como para os ativistas da sociedade civil que querem que seus governos sejam responsabilizados por violações de direitos humanos internacionais.

Saiba tudo sobre a campanha Livres & Iguais no Brasil aqui.

Acesse aqui a publicação.

 

 

 

Tratamento 2015

trat2015A publicação Tratamento 2015 proporciona um panorama baseado em resultados para acelerar e ampliar de modo consistente a cobertura de acesso ao tratamento. De acordo com as novas diretrizes da OMS, “Uso de drogas antirretrovirais para o tratamento e prevenção da infecção pelo HIV” (The Use of Antiretroviral Drugs for Treating an Preventing HIV Infection) publicadas em 2013, é recomendado o inicio de tratamento com CD4 abaixo de 500. Como importante passo para se chegar a zero mortes relacionadas à AIDS, devemos encorajar os países a dar prioridade aos esforços imediatos para garantir que todas as pessoas que são elegíveis para receber tratamento tenham acesso a ele em tempo oportuno.

Faça o download do material aqui.

 

 

 

2012

A ONU e a resposta à AIDS no Brasil

doc20160311101323_001

Esta publicação apresenta o trabalho da ONU em seu apoio à resposta à AIDS no Brasil, sua forma de organização e principais linhas de atuação, e um panorama sobre a epidemia no país. Além disso, o documento também traz informações sobre os mandatos de cada copatrocinador do UNAIDS, a Equipe Conjunta das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, o Plano Integrado e o Grupo Temático Ampliado sobre HIV/AIDS (GT/UNAIDS).

Faça o download do material aqui.

 

 

 

2010

Manual de Comunicação LGBT

manualLGBTabglt

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançou o primeiro manual com termos, leis, datas e outras informações que ajudam a compreender a realidade e as necessidades do público LGBT (formado por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) para jornalistas e outros profissionais da área de comunicação.

Faça o download do material aqui.