comoaoioar

GT HIV/AIDS


O Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (GT/UNAIDS)

A complexidade da epidemia de AIDS demanda uma mobilização de vários setores e parceiros em seu enfrentamento. É por meio de uma abordagem multissetorial que a ONU busca apoiar a resposta à epidemia no país. Essa mobilização coloca o HIV entre os temas prioritários de atuação conjunta do Sistema ONU há vários anos.

Desde 1997, a ONU se une a parceiros de diversos setores em um grupo Temático Ampliado sobre HIV/AIDS (GT/UNAIDS). Ao incluir representantes de Agências da ONU, do Governo, de parceiros de cooperação internacional, da sociedade civil (incluindo redes de pessoas vivendo com HIV/AIDS) e do setor privado, o GT/UNAIDS é um espaço privilegiado para a promoção de ações que visam o apoio e o fortalecimento de uma resposta nacional multissetorial à epidemia. Trata-se do maior e mais antigo grupo interagencial da ONU no Brasil e o mais ativo grupo do tipo no mundo.

A coordenação do Grupo é compartilhada de forma rotativa entre as Agências da ONU, e o UNAIDS atua como seu secretariado.

Reunião do GT/UNAIDS com a presença de Jan Beagle, diretora executiva adjunta do UNAIDS. Casa da ONU, 26/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

Reunião do GT/UNAIDS com a presença de Jan Beagle, diretora executiva adjunta do UNAIDS. Casa da ONU, 26/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

O GT/UNAIDS desenvolve ações conjuntas no âmbito do Plano Integrado da ONU em apoio à resposta à AIDS, que vem sendo implementado desde 2008, inicialmente nos estados do Amazonas (AmazonAids) e Bahia (Laços SociAids) e, desde 2012, também em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (Aids Tchê).