Embaixadores da Boa Vontade e Apoiadores

Brasil

Embaixadores de Boa Vontade

Glória Maria

Glória Maria foi nomeada Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil no dia 30 de maio de 2017, durante o evento #EseFosseComVocê?, realizado pelo UNAIDS em São Paulo, em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil.

Primeira mulher negra a apresentar um telejornal no Brasil e primeira mulher a cobrir uma guerra na televisão brasileira (guerra das Malvinas), Glória acumula quatro décadas a serviço do telejornalismo. Na TV Globo, onde trabalha atualmente com repórter e âncora do Globo Repórter, já comandou o RJTV, o Bom Dia Rio, Jornal Nacional e o Fantástico, e explorou desde histórias da vida cotidiana a reportagens sobre grandes eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas, guerras, entre inúmeros outros eventos.

“Estamos muito felizes por você ter aceitado esse desafio de estar aqui ao vivo e de fazer parte do nosso time. Com todo mundo que a gente fala e conversa, você é uma unanimidade, por ser um exemplo vivo de Zero Discriminação”, disse Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, no momento da nomeação.

“É o mínimo que a gente pode fazer. Se cada um de  nós fizer um pouquinho, podemos tentar melhorar essa situação. Eu sou um exemplo de que a gente precisa lutar contra a discriminação, mas a gente precisa lutar com atos”, disse Glória ao aceitar o convite. “E como eu nasci, cresci e aprendi a viver com luta, eu aceito esse desafio. Tudo o que eu puder fazer para diminuir a discriminação, eu vou estar aqui com a alma aberta.”

Glória Maria se juntou ao time de Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS Brasil, que conta também com a cantora Wanessa Camargo e o ator Matheus Solano.

“Queria te dar boas-vindas para nosso time, do qual eu e Wanessa já fazemos parte”, disse Solano em mensagem de vídeo gravada para a cerimônia. “É muito bom saber que, com seu carisma, seu humor, toda sua alegria, sua experiência e seu talento, você vai nos ajudar nessa caminhada contra a discriminação e nas campanhas do UNAIDS em resposta ao HIV.”

“O UNAIDS tem me educado como ser humano e tenho aprendido e levado isso para minha vida. Você vai sentir que é muito gratificante, a passinhos  lentos, mas a gente chega lá.”, disse Wanessa, que também participou da cerimônia com um pocket show em homenagem a Cazuza.

Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro e foi apontada por uma pesquisa da Revista Imprensa como a jornalista mais querida da TV brasileira. Entrevistou algumas das maiores personalidades do planeta como o ex-presidente americano Jimmy Carter, o ex-primeiro ministro de Israel Yitzhac Rabin, o roqueiro Mick Jagger, o ator Harrison Ford, os cantores Michael Jackson e Freddie Mercury, os atores Nicole Kidman e Leonardo DiCaprio, entre  muitos outros.

Mateus Solano

Mateus Solano, o ator que fez enorme sucesso com o personagem Félix da novela Amor à Vida, foi nomeado Embaixador de Boa Vontade do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/ AIDS (UNAIDS) no dia 22 de agosto de 2014.

O ator protagonizou, ao lado do ator Thiago Fragoso, o beijo mais esperado da história da tevê brasileira, o primeiro beijo entre gays de uma telenovela. Mateus prevê usar de seu prestígio para apoiar o UNAIDS e promover direitos humanos, mobilizando o seu público por meio de mensagens que reiteram a importância do fim de todo e qualquer tipo de discriminação.

“Mateus Solano conseguiu, com a excelência de seu personagem, dar atenção à temática da discriminação que sofrem os homossexuais”, afirmou Luiz Loures. “Tenho certeza que será um excelente Embaixador.” Na novela, o personagem mantinha uma relação difícil com seu pai, que não aceitava e discriminava o filho.

“É uma honra ser Embaixador de Boa Vontade do UNAIDS”, disse Mateus Solano. “Agora, mais do que nunca, é necessário conscientizar o público, principalmente os jovens, sobre as melhores formas de prevenir o HIV e tratar a AIDS—e sobretudo de acabar com qualquer espécie de discriminação”, afirmou.

Mateus Solano nasceu em Brasília em 1981, mas cresceu no Rio de Janeiro, onde vive atualmente. Já atuou em mais de 30 peças em teatros paulistas e cariocas, além de fazer participações em vários seriados da TV brasileira. Seus primeiros papéis de destaque ocorreram em 2009, na minissérie Maysa – Quando Fala o Coração, em que interpretou o compositor Ronaldo Bôscoli; no mesmo ano, na novela Viver a Vida; e, em 2012, na minissérie Gabriela, com o personagem Mundinho Falcão. A consagração veio em Amor à Vida, como Félix—personagem muito comentado e que conquistou a simpatia do público.

low res

 

Wanessa Camargo

 

Durante as celebrações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS em 2015, a cantora Wanessa Camargo entrou para o time de Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS Brasil.

Ao longo de seus 15 anos de carreira, Wanessa construiu uma relação sólida com o público jovem. Uma de suas principais missões como Embaixadora do UNAIDS será levar até este grupo mensagens sobre prevenção, cuidados com a saúde e, principalmente, sobre a necessidade de construção de um mundo livre de preconceito e discriminação.

“Eu sou mais uma voz do UNAIDS e onde eu tiver oportunidade para falar e levar as mensagens, podem ter certeza  que eu o farei. Juntos nós vamos conseguir plantar sementinha por sementinha para acabar com este grande problema para a resposta à AIDS que é o preconceito e a discriminação”, disse Wanessa Camargo durante a cerimônia de nomeação como Embaixadora em Brasília.

“A Wanessa tem um canal de diálogo muito importante com o público jovem, em especial o público LGBT, além de ser muito ativa nas mídias sociais e de ter na música um canal muito importante para levar mensagens sobre zero discriminação e sobre prevenção”, afirmou Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.

A primeira vez que Wanessa trabalhou com a questão da AIDS foi em 2003, quando participou da campanha que incentivava os brasileiros a fazerem o teste para o HIV. No decorrer de sua carreira, Wanessa também foi defensora da Mata Atlântica e participou de campanhas do Ministério da Saúde sobre amamentação e doação de sangue, além de ter sido o rosto da campanha feita pelo Estado de São Paulo para incentivo à leitura.

Nascida em Goiânia (GO), em 1982, ela é filha do cantor Zezé Di Camargo e da empresária Zilu Godoi. Em 2007, casou-se com Marcus Buaiz, com quem tem dois filhos, José Marcus e João Francisco.


UNAIDS 349_edited

 

Mundo

Embaixadores de Boa Vontade

Conheça os outros Embaixadores Internacionais de Boa Vontade do UNAIDS:

Mosaico GWA-01 (1)

Apoiadores

Daw Aung San Suu Kyi

Uma das maiores defensoras dos direitos humanos no mundo, Daw Aung San Suu Kyi dedicou a maior parte da sua vida à luta pela democracia, dignidade e liberdade. O retorno a seu país de origem, Myanmar, e sua ascensão como figura política importante culminaram em sua prisão domiciliar por cerca de 20 anos. Após anos de lutas e conquitas, Daw Aung San Suu Kyi recebeu a liberdade em 2010. Eleita democraticamente deputada federal pela Liga Nacional pela Democracia, ela continua a ser expressão viva da determinação do seu povo por liberdades políticas e econômicas. Em 1991, Daw Aung San Suu Kyi recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento por seus anos de resistência pacífica a favor da democracia e dos direitos humanos.
2013-Aung-San-Suu-Kyi