Diretoria Executiva e Regional

Diretoria Executiva

Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS

Winnie Byanyima atua como diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou a Sra. Byanyima como diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas no dia 14 de agosto.

Byanyima tem mais de 30 anos de experiência em liderança política, diplomacia e envolvimento humanitário e traz uma bagagem rica em experiência e comprometimento com a mobilização dos poderes reunidos por governos, agências multilaterais, setor privado e sociedade civil a fim de acabar com a crise de HIV e AIDS entre comunidades em todo o mundo. Byanyima trabalha como diretora executiva da Oxfam International desde 2013. Antes da Oxfam, atuou por sete anos como diretora de Gênero e Desenvolvimento no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ela começou sua carreira como defensora de comunidades marginalizadas e mulheres, há 30 anos, como membro do parlamento na Assembleia Nacional de Uganda. Em 2004, tornou-se diretora de Mulheres e Desenvolvimento da Comissão da União Africana, trabalhando no Protocolo sobre os Direitos das Mulheres na África, um instrumento internacional de direitos humanos que se tornou uma ferramenta importante para reduzir o efeito desproporcional do HIV sobre a vida das mulheres africanas.

Ela possui graduação avançada em Engenharia Mecânica (Conservação de Energia e Meio Ambiente) pelo Cranfield Institute of Technology e graduação em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Manchester.

Byanyima assumiu suas funções como diretora executiva do UNAIDS em 1º de novembro de 2019.

Saiba mais sobre o UNAIDS Global aqui.

Diretoria Regional

Luisa Cabal, diretora do Escritório Regional para América Latina do UNAIDS

Luisa Cabal é uma advogada especializada em HIV, direitos sexuais e reprodutivos, direitos humanos e igualdade de gênero. Ela entrou para o UNAIDS em Genebra, Suíça, em 2015, onde trabalhou como Chefe da Unidade de Direitos Humanos e Igualdade de Gênero. De 2019 a 2020 ela foi diretora interina do Departamento de Igualdade de Gênero, Direitos Humanos e Engajamento Comunitário. Ela liderou os programas e a agenda para promover os direitos humanos e a igualdade nas políticas e programas relacionados ao HIV e à saúde, bem como o apoio técnico aos países para garantir que as respostas ao HIV sejam fundamentadas em direitos humanos, redução das desigualdades e desigualdades de gênero.

Ela desempenhou um papel de liderança na criação da Aliança Global contra o Estigma e a Discriminação do HIV, na iniciativa Education Plus e na colaboração global para desenvolver princípios para limitar o uso discriminatório de leis criminais que afetam a saúde e os direitos das comunidades marginalizadas.

Luisa tem uma extensa experiência em saúde e políticas públicas. De 1998 a 2014, trabalhou no Centro de Direitos Reprodutivos como vice-presidente de Programas e diretora de Programas Globais. Sob sua liderança, ela avançou na pesquisa sobre direitos humanos e saúde, advocacy e estratégia para progresso de leis, políticas, normas e jurisprudência relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos em nível global, regional e nacional em quatro continentes.

Ela também projetou e liderou o programa da América Latina e Caribe, onde implementou importantes programas e colaborações que contribuíram para o desenvolvimento de leis, políticas e normas regionais para a proteção dos direitos humanos nas áreas de HIV e direitos sexuais e reprodutivos. Ela foi cofundadora da Rede ALAS, uma rede de mulheres acadêmicas da América Latina e Caribe dedicadas a fortalecer a perspectiva de gênero, direitos e sexualidade na educação jurídica.

Antes de prosseguir com seu mestrado na Universidade de Columbia, em Nova York, ela também trabalhou a nível governamental na Colômbia, sua natal. Luisa fala inglês, espanhol e francês. É casada e tem duas filhas adolescentes, Valentina e Paloma.

Saiba mais sobre ONUSIDA aqui.

Verified by MonsterInsights