Jovens da região Sudeste participam da 1ª etapa da Oficina de Prevenção Combinada, no ES

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, com o apoio do UNAIDS Brasil, está promovendo a Oficina de Prevenção Combinada com Jovens, que tem como objetivo qualificar e capacitar jovens entre 18 e 26 anos, principalmente de populações-chave (gays, homens que fazem sexo com outros homens, trabalhadores do sexo, pessoas trans, pessoas que usam álcool ou outras drogas e população privada da liberdade) para atuarem como multiplicadores e em ações de prevenção ao HIV em seus estados.

Depois de passar pelas regiões Sul e Norte, o evento acontece pela primeira vez na região Sudeste entre os dias 19 e 21 de outubro, em Anchieta (ES), com jovens do Espírito Santo e Minas Gerais.

Entre os assuntos a serem debatidos estão: o atual cenário epidemiológico do HIV e a resposta à epidemia, com foco na prevenção combinada; os direitos das pessoas que vivem com HIV, com ênfase nas questões referentes ao estigma, discriminação e preconceito; e a elaboração de uma agenda de intervenção local para desenvolvimento de ações de prevenção combinada em São Paulo e Minas Gerais.

Prevenção Combinada

A prevenção combinada do HIV busca ampliar a gama de opções que os indivíduos possuem para a prevenção contra o vírus e oferecer mais alternativas cientificamente eficazes, por meio da combinação de novas estratégias comportamentais e biomédicas baseadas em direitos humanos e informadas por evidências. A prevenção combinada engloba, além do uso do preservativo, o tratamento como prevenção, a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) (saiba mais sobre a prevenção combinada aqui).

“A epidemia tem crescido entre jovens no Brasil. Ações de formação como essa oficina representam uma estratégia fundamental para a disseminação de informações corretas e em linguagem adequada sobre HIV para o(a)s jovens a partir de uma abordagem de educação de pares” afirma Cleiton Euzébio de Lima, Assessor de Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS Brasil, que conduziu o debate sobre estigma e discriminação no acesso à serviços de saúde e apresentou a Agenda para #ZeroDiscriminação nos serviços de saúde do UNAIDS.

Entre as oficinas previstas, duas já foram realizadas, na região Sul e na região Norte. Serão realizadas ainda outras duas oficinas na região Nordeste, mais uma no Sudeste e no Centro-Oeste.

Com informações e fotos do DIAHV.

Verified by MonsterInsights