Agenda 2030: UNAIDS faz parceria com escritório global de advocacia para promover a justiça e os ODS

O que o escritório de advocacia global DLA Piper e o UNAIDS têm em comum? Surpreendentemente, muito: ambos estão trabalhando para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; ambos reconhecem a importância do estado de direito para o desenvolvimento e a igualdade; e, em conjunto, estão trabalhando para fortalecer as proteções legais e o acesso à justiça para as pessoas vivendo com o HIV e populações-chave.

A DLA Piper é uma firma de advocacia comercial global com escritórios em mais de 40 países e com uma das maiores práticas pro bono—sem remuneração— do mundo, liderada por uma equipe dedicada de advogados. Em 2016, doou mais de 230.000 horas para ações pro bono e projetos comunitários. Estado de direito e acesso à justiça estão no centro do seu trabalho.

A DLA Piper e o UNAIDS têm colaborado há mais de cinco anos, ajudando os países a melhorar suas proteções legais para pessoas vivendo com HIV e populações-chave. Antes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) existirem, a DLA Piper e o UNAIDS estavam trabalhando juntos na intersecção entre o fim da epidemia de AIDS (ODS 3), o acesso à justiça e o estado de direito (ODS 16) e o desenvolvimento de sua parceria público-privada (ODS 17).

Com um novo foco no estado de direito na comunidade global e a importância de parcerias inovadoras, a DLA Piper e o UNAIDS fortaleceram sua colaboração. Em 2017, o escritório de advocacia cedeu um advogado de direitos humanos em período integral para a sede do UNAIDS. Além disso, o UNAIDS e a DLA Piper continuam a explorar novas formas de trabalhar em conjunto para criar um ambiente legalmente empoderador para pessoas vivendo com o HIV e populações-chave.

Citações

“Graças ao trabalho dos advogados na DLA Piper, nós podemos fornecer um suporte ainda maior aos países que procuram construir um ambiente jurídico favorável às pessoas vivendo com HIV e reduzir barreiras de direitos jurídicos e humanos para prevenir e tratar o HIV entre os mais vulneráveis. A colaboração do UNAIDS com a DLA Piper mostra que as parcerias e aproximações inovadoras—como as com escritórios de advocacia—podem ter um papel crítico no apoio a esforços para acabar com a epidemia de AIDS.”

Luisa Cabal, Assessora especial para Direitos Humanos e Gênero, UNAIDS

“Sem instituições fortes, sem acesso à justiça e ao estado de direito, muitas pessoas serão deixadas para trás. O UNAIDS reconhece a importância disso e de ter os direitos humanos e a igualdade no centro do seu trabalho. Estamos orgulhosos poder trabalhar com o UNAIDS para garantir que os indivíduos tenham o empoderamento e a proteção jurídicas de que necessitam a fim de concretizar seus direitos à saúde e a uma vida digna.”

Nicolas Patrick, Parceiro Pro Bono e Chefe de Negócios Responsáveis, DLA piper

 

Verified by MonsterInsights