No Dia Internacional do Memorial Candlelight, o AIDS Quilt é lançado em versão online

A icônica Colcha de Retalhos da AIDS, conhecida em inglês como AIDS Memorial Quilt lançou uma versão online no Dia Internacional do Memorial Candlelight, em 21 de maio, pela sociedade civil na Europa Oriental e Ásia Central. A versão digital da AIDS Quilt é um memorial online que presta homenagem a pessoas que morreram de doenças relacionadas à AIDS, bem como a ativistas que dedicaram suas vidas à resposta ao HIV.

site, apoiado pelo UNAIDS, oferece uma oportunidade para contribuir  com uma colcha digital, acompanhado de um pequeno texto pessoal. Os fragmentos são coletados em uma grande tela digital. As pessoas também podem compartilhar fotos de colchas de retalhos reais em uma página da galeria de colchas.

A AIDS Quilt Online continua a tradição da NAMES Project Foundation (Fundação do Projeto NAMES), criada em São Francisco, Estados Unidos, em 1987, para lembrar de pessoas que morreram de doenças relacionadas à AIDS. A tradição de costurar cobertores em memória de alguém próximo foi transformada no AIDS Memorial Quilt, a Colcha de Retalhos da AIDS. Costurados a partir de múltiplos fragmentos, cada um simbolizando a vida abreviada de uma pessoa, a colcha tornou-se um dos símbolos icônicos da resposta à AIDS. Dezenas de milhares de painéis memoriais já foram costurados por amigos, entes queridos e familiares.

CITAÇÕES
“Esperamos que esses projetos possam chamar a atenção pública para a epidemia de hiv, para a necessidade de amplo acesso ao tratamento, atenção e cuidado para pessoas vivendo com hiv, assim como para o urgente chamado contra qualquer forma de discriminação relacionada a AIDS.;”

IGOR PCHELIN, Diretor Steps Foundation

“Este projeto é um lembrete de todos aqueles que não estão conosco hoje, assim como a esperança para uma nova geração, à medida em que combinamos nossos esforços para acabar com a epidemia de AIDS”.
VINAY P. SALDANHA, Diretor da Equipe de Apoio Regional do UNAIDS para a Europa Oriental e Ásia Central

Verified by MonsterInsights