Conheça os 10 compromissos do UNAIDS de aceleração da resposta para acabar com a epidemia de AIDS até 2030

A partir da Estratégia do UNAIDS para 2016-2021 e da Declaração Política de 2016 da ONU sobre o Fim da AIDS, o UNAIDS definiu 10 compromissos que devem ser cumpridos para que a epidemia de AIDS tenha fim até 2030.

A Declaração, que proporciona um mandato global para o Aceleração da Resposta à AIDS nos próximos cinco anos, foi adotada pelos Estados-Membros das Nações Unidas na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2016 sobre o Fim da AIDS, realizada em junho daquele ano, em Nova York. Em linhas gerais, essa agenda história e urgente firmada em 2016 representa o compromisso desses países em adotar medidas e políticas que ampliem o acesso universal a testagem, tratamento e cuidados para HIV e contribuam para o fim dos níveis epidêmicos de AIDS até 2030.

A Estratégia do UNAIDS para 2016-2021, definida em agosto de 2015, foi uma das primeiras do Sistema das Nações Unidas a apresentar alinhamento com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceram o marco para a política de desenvolvimento global nos próximos 15 anos, incluindo o fim da epidemia da AIDS até 2030. Assim como previsto na Declaração Política, a Estratégia do UNAIDS visa promover o progresso global no alcance de metas estabelecidas por países para acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e apoio para HIV e para conter e reverter a propagação do vírus.

Além dos 10 Compromissos de Aceleração da Resposta para Acabar com a Epidemia de AIDS até 2030, o documento também é composto por metas globais ampliadas e regionais, que envolvem:

– reduzir o número de novas infecções por HIV;

– reduzir o número de óbitos relacionados à AIDS;

– aumentar a porcentagem de jovens e adultos em tratamento;

– fornecer terapia antirretroviral para mais crianças;

– eliminar o estigma e a discriminação relacionados ao HIV;

– tirar a AIDS do isolamento, reduzindo o número de novos casos de infecção crônica pelas hepatites virais B e C e aumentando o número de pessoas em tratamento para tuberculose, além da eliminação da sífilis congênita.

Os 10 Compromissos de Aceleração da Resposta para Acabar com a Epidemia de AIDS até 2030 são:

10 Compromissos de Aceleração da Resposta para Acabar com a Epidemia de AIDS até 2030

Verified by MonsterInsights