Adolescentes da Orquestra do Prima marcam abertura 10º Congresso HIV/AIDS em João Pessoa (PB)

Adolescentes da Orquestra do Prima, formada por jovens de seis comunidades do Estado da Paraíba, trouxeram ritmos clássicos e regionais para marcar a cerimônia de abertura do  10º Congresso de HIV/AIDS e do 3º Congresso de Hepatites Virais. Os dois eventos,  que acontecem simultaneamente de 17 a 20 de novembro, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa, reúnem cerca de dois mil participantes. Ao longo da semana, eles debaterão temas de ponta relacionados à prevenção combinada, à testagem e tratamento e aos direitos humanos, entre tantos outros.

IMG-20151119-WA0002

Orquesta do Prima abre o 10° Congresso de HIV/AIDS. ©Renato Oliveira/DDAHV/MS

Fábio Mesquita, Presidente dos dois Congressos e Diretor do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, fez o pronunciamento de abertura elencando os diversos avanços do Brasil nesta área nos últimos anos, incluindo a adoção de novos protocolos para prevenção e tratamento das epidemias de AIDS e hepatites virais e a aposta nas campanhas e ações para a juventude, citando como exemplo a campanha #PartiuTeste – a primeira campanha de prevenção e sensibilização sobre HIV/AIDS do Departamento a ter duração de um ano inteiro.

IMG-20151119-WA0000

Fábio Mesquita, Diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, faz o discurso de abertura. ©Renato Oliveira/DDAHV/MS

“É uma grande emoção estar aqui: esse evento é uma oportunidade ímpar”, disse Mesquita, ao abrir a cerimônia. Sob aplausos, o diretor saudou as autoridades presentes e, em particular, os parceiros da sociedade civil: “pessoas vivendo com HIV, profissionais do sexo, gays e homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas, travestis e transexuais, membros dos diversos conselhos do Sistema Único de Saúde, funcionários de estados e municípios, membros de organizações das Nações Unidas, parceiros bilaterais, colegas de 15 diferentes países que participam deste congresso, que nos honram com sua presença nessa conferência”.

Entre as autoridades presentes na abertura, estiveram o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, o Secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, o Deputado Federal, Odorico Mendes, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao HIV/AIDS, e a Diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard.

“O fim da epidemia requer ainda mais investimento, compromisso, engajamento e inovação”, disse a Diretora do UNAIDS. “Os direitos humanos têm que ser parte central do nosso trabalho e estar no coração de nossas estratégias(…). A estratégia 2016-2021 do UNAIDS nos inspira a trabalhar para fortalecer os elos entre saúde e justiça, saúde e equidade, saúde e inclusão, saúde e bem estar,  saúde e paz. E estamos aqui para apoiá-los nesta empreitada”, concluiu.

20151117_1725jj47

Henrique Ávila, Presidente da RNAJVHA, na abertura do 10º Congresso de HIV/AIDS. ©Daniel de Castro/UNAIDS

Luiz Henrique Ávila, Presidente da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV/AIDS (RNAJVHA) foi um dos representantes da sociedade civil na mesa de abertura.  “Nós,  jovens, temos que nos unir pelo combate à AIDS”, disse Ávila, que é um dos 100 jovens que participaram do Curso de Formação de Jovens Lideranças, realizado em parceria entre UNAIDS, UNICEF, UNESCO e DDAHV. “Queremos participar da construção de políticas públicas voltadas à juventude”, concluiu.

Veja aqui a programação do evento.

Acompanhe os Congressos pela internet aqui.

(com informações do DDAHV e apoio de Ricardo Veríssimo, do Força Tafera Jovem)

Verified by MonsterInsights