Evento global dos 70 anos da ONU iluminará de azul mais de 270 marcos em 65 países

 

Nos dias 23 e 24 de outubro, mais de 270 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em mais de 65 países por todo o mundo serão iluminados de azul – a cor oficial das Nações Unidas –, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU e o 70º aniversário da Organização.

cristo_aes

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil

Marcos globais famosos – indo da Casa da Ópera de Sydney (Austrália) até as Pirâmides de Gizé, no Egito; da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Empire State Building, em Nova York – serão iluminados com a cor da ONU. Outros locais participantes incluem o Museu Hermitage (Rússia), a histórica cidade de Petra (Jordânia), a Torre de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre de Torre (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.

No Brasil, 32 lugares em 8 cidades estão confirmados até o momento: o Cristo Redentor e o Maracanã (Rio de Janeiro); o Palácio Itamaraty, a Catedral de Brasília e o Templo da Boa Vontade (Distrito Federal); o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Estádio da Fonte Nova (Salvador, Bahia).

Na cidade de São Paulo, serão iluminados: o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, a Estátua do Borba Gato, o Monumento às Bandeiras, o Palácio dos Bandeirantes, as secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Justiça, do Meio Ambiente e de Cultura; o Memorial da América Latina, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Futebol e a sede do Fundo Social de Solidariedade, no Parque da Água Branca (na cidade de São Paulo). No Estado de São Paulo também serão iluminados o Museu Casa de Portinari (em Brodowski), o Museu do Café (Santos), o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã).

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, é parceiro da ação. Outros são a Arquidiocese do Rio de Janeiro, os governos do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Maracanã, a Legião da Boa Vontade (LBV) e as prefeituras de Salvador e de São Paulo.

O Cristo Redentor será iluminado no sábado, dia 24, entre 18h e 19h. Um dia antes, no dia 23 (sexta-feira), o Maracanã será iluminado durante o período da noite. A iluminação dos demais locais será realizada no 24 de outubro no período da noite.

un70

Até a data, outros locais – inclusive no Brasil – podem ser confirmados. A lista completa de locais confirmados (até o dia 21 de outubro, em atualização permanente) está disponível em http://bit.ly/1LMpfOZ; Fotos dos locais confirmados estão disponíveis em http://bit.ly/1VU9Uxa

“Sou grato pelos nossos Estados-membros estarem mostrando tão forte entusiasmo para marcar os 70 anos de apoio da ONU à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao transformar o mundo em azul da ONU por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor.”

A celebração global terá início na Nova Zelândia e, em seguida, na Austrália, com a iluminação da Casa da Ópera de Sydney, ao anoitecer. De lá, uma onda com o azul da ONU vai passar em todos os países e continentes, com monumentos em todo o mundo participando do evento internacional.

A sede das Nações Unidas em Nova York ficará acesa com o azul da Organização por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até o dia 24 de outubro.

Este evento global será coberto extensivamente nas redes sociais a partir da hashtag #UNBlue, além da hashtag de comemoração dos 70 anos da ONU – #UN70 e #ONU70 – e será compartilhado com milhões de seguidores da ONU no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e outras redes.

Fotos e vídeos dos marcos iluminados com o azul da ONU em todo o mundo estarão disponíveis para os meios de comunicação por meio de duas plataformas audiovisuais da ONU: Flickr (http://j.mp/UNBluePhotos) e UNIFEED (www.unmultimedia.org/tv/unifeed). No Brasil, o Facebook e o Twitter da ONU no país (www.facebook.com/ONUBrasil ewww.twitter.com/ONUBrasil) cobrirão o evento.

Mais informações sobre a campanha “Iluminando o mundo com o azul da ONU” – em inglês, Turn the World UN Blue– e outras atividades globais e celebrações dos 70 anos da ONU podem ser encontradas em www.un.org/un70

Informações à imprensa e pedidos de entrevista no Brasil:

Gustavo Barreto, assessor do Centro de Informação da ONU (UNIC Rio): [email protected], tel. (21) 2253-2211 e 98185-0582.

Informações à imprensa em Nova York:

Andi Gitow, produtora executiva, Departamento de Informação Pública da ONU: [email protected], tel. +1 (917) 367-3012; e Jeffrey Brez, diretor de Apoio, Relações e Eventos Especiais com as ONGs, Departamento de Informação Pública da ONU: [email protected], tel. +1 (212) 963-8070.

Verified by MonsterInsights