Sucesso ao alcançar ’15 em 15′ mostra que podemos acabar com a epidemia de AIDS

Novo relatório do UNAIDS descreve como o mundo atingiu a meta global de tratamento

Após o anúncio feito pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, em 14 de julho, de que o mundo havia alcançado a meta de prover terapia antirretroviral para 15 milhões de pessoas vivendo com HIV, o UNAIDS lança um novo relatório que descreve os fatores que ajudaram o planeta a atingir 15 milhões de pessoas até 2015, a chamada ’15 em 15′.

Lançado no 8ª Conferência Internacional da Sociedade de AIDS em Patogênese, Tratamento e Prevenção de HIV, em Vancouver, no Canadá, o relatório 15 em 15: Uma meta global alcançada descreve como as diversas partes envolvidas se uniram em um compromisso global comum para salvar vidas.

UNAIDS_15by15_en-02

Acesse o relatório clicando na imagem.

As lições aprendidas no esforço global bem-sucedido para fornecer terapia antirretroviral a 15 milhões pessoas em 2015 nos dão um roteiro sobre como acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. Como um componente central do esforço para acabar com a epidemia, o mundo tem abraçado uma nova meta para terapia antirretroviral: que até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus, 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral, e 90% das pessoas em tratamento possuam carga viral indetectável, levando praticamente a zero a chance de transmissão do vírus e melhorando de forma significativa sua qualidade de vida.

UNAIDS_15by15_en2-02

“Esta é a primeira vez na história da saúde global que conseguimos alcançar uma meta de tratamento dentro do prazo “, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “Se alguém duvidava disso no passado, agora está mais claro do que nunca que metas ambiciosas e audaciosas impulsionam o progresso da saúde global. Agora precisamos usar o que aprendemos no movimento ’15 em 15” e fazer o que for necessário para acabar com a epidemia de AIDS de uma vez por todas.”

Ingredientes para o sucesso no movimento ’15 em 15’

A meta ’15 em 15 ‘foi adotada em uma Reunião de Alto Nível das Nações Unidas em 2011, como parte da Declaração Política sobre HIV e AIDS: Intensificando nossos esforços para eliminar o HIV e a AIDS.

“Nós não temos tempo a perder, pois os próximos cinco anos representam uma pequena janela de oportunidade. Precisamos colocar em uso as lições que aprendemos do ’15 em 15’ para acelerar a resposta à AIDS  e alcançar a meta 90-90-90. ” – Michel Sidibé

 

O novo relatório do UNAIDS tem foco nos anos 2011-2015, descrevendo o que aconteceu para fazer com que a realização da meta fosse possível. As principais conclusões do relatório são:

 

  • O mundo demonstrou forte compromisso político com a meta ’15 em 15 ‘. Mesmo com o surgimento de novos desafios, líderes globais continuaram comprometidos com a meta de tratamento do HIV. O compromisso dos líderes políticos tem sido acompanhado e ampliado pelo envolvimento e pela liderança das comunidades afetadas pela epidemia.

 

  • O financiamento para serviços de testagem e tratamento do HIV aumentou. Os próprios países aumentaram significativamente as verbas nacionais para programas de testagem e tratamento de HIV. Os parceiros internacionais, como o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Combate à Aids e o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, também prestaram uma assistência essencial.

 

  • O conhecimento do estado sorológico para o HIV aumentou substancialmente. Em 2014, pela primeira vez na história, mais da metade de todas as pessoas vivendo com HIV conheciam o seu estado sorológico.

 

  • Preços para terapias antirretrovirais e ferramentas-chave de diagnóstico continuaram a declinar. A concorrência dos genéricos na indústria farmacêutica tem ajudado a assegurar que os preços de medicamentos que salvam vidas sejam acessíveis.

 

  • A eficiência e a qualidade dos programas de tratamento do HIV melhoraram. Os custos de tratamento por paciente, em programas apoiados pelos Estados Unidos, caíram 70%.

 

  • Modelos inovadores de prestação de serviços têm melhorado o alcance e o impacto de programas de tratamento. Em todo o mundo, modelos inovadores de serviços de saúde, muitos deles conduzidos pelas comunidades, estão mostrando como a expansão do acesso ao tratamento, economiza dinheiro.

 

  • O estigma relacionado com o HIV tem diminuído. Com a ampliação do tratamento de HIV em larga escala, estudos mostram que as atitudes discriminatórias contra as pessoas vivendo com HIV diminuíram.

Aproveitando o sucesso da ’15 em 15’ para atingir a meta 90-90-90

As lições essenciais da ’15 em 15′ são muito valiosas para os tempos atuais, em que reunimos esforços globais a fim de estabelecer a base para o fim da epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. O alcance da meta 90-90-90, juntamente com novos e ambiciosos objetivos para a prevenção primária do HIV e a não-discriminação, reduziria o número de novas infecções pelo HIV em 89% até 2030 e o número de mortes relacionadas à AIDS em 81%.

UNAIDS_15by15_en333-02

“Nós não temos tempo a perder, pois os próximos cinco anos representam uma pequena janela de oportunidade”, disse Sidibé. “Precisamos colocar em uso as lições que aprendemos do ’15 em 15’ para acelerar a resposta à AIDS  e alcançar a meta 90-90-90. “

O novo relatório do UNAIDS descreve os desafios emergentes que a resposta à AIDS deve enfrentar ao trabalhar para atingir a meta 90-90-90. Entre eles estão incertezas quanto à sustentabilidade financeira da ampliação em larga escala do tratamento para o HIV, bem como a dinâmica dos mercados, que põe potencialmente em perigo a acessibilidade futura às terapias antirretrovirais de segunda e terceira geração – das quais mais e mais pessoas vivendo com HIV irão precisar.

Para enfrentar esses desafios, o novo relatório apresenta ações estratégicas que o mundo precisa adotar. O compromisso político para acabar com a epidemia será essencial, assim como os esforços combinados  para envolver e empoderar as comunidades para que possam fornecer serviços de testagem e tratamento do HIV. Novos investimentos serão necessários, especialmente considerando que despesas em metas novas e ambiciosas de prevenção, tratamento e não discriminação rendem 17 dólares em economias para cada dólar  investido.
Também são necessárias ações imediatas para garantir um fornecimento sólido e ininterrupto de medicamentos a preços acessíveis, incluindo a criação de condições para a produção local de remédios antirretrovirais na África subsaariana. Além disso, barreiras estruturais de acesso aos serviço, incluindo aquelas causadas por leis e políticas punitivas, devem ser removidas.

Verified by MonsterInsights