A AIDS mudou tudo, afirma Michel Sidibé

Contra todas as adversidades, alcançamos as metas de AIDS do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 6

A AIDS mudou tudo.

A epidemia nos assustou em nosso âmago, trouxe a morte até a nossa porta e abriu nossos olhos para a injustiça do estigma e da discriminação enfrentada pelas pessoas mais vulneráveis ​​entre nós.

Em 2000, com uma crise diante de nós, o mundo respondeu a uma magnitude nunca antes vista.

Juntos, enfrentamos algumas das questões mais difíceis na sociedade e perseveramos no lado de equidade e da justiça. Asseguramos que os avanços na ciência continuassem alcançando todos e todas, em todos os lugares. E, como sempre, seguimos nos perguntando:” O que vem adiante?”

“Vimos que a resposta à AIDS é uma desbravadora poderosa.”

Adiante, meus amigos, temos que terminar o que começamos. Como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, devemos  ter como meta o fim da epidemia de AIDS até 2030.

Vimos que a resposta à AIDS é uma desbravadora poderosa. À medida que nos esforçamos para acabar com esta epidemia como uma ameaça à saúde pública, também caminhamos rumo ao aprimoramento da saúde, da educação e do emprego para as famílias e comunidades.

É inspirador ver como nossos parceiros na resposta à AIDS têm escolhido sempre o  melhor caminho e não apenas o que é bom o suficiente. Desde o acesso igualitário aos serviços e medicamentos de qualidade até a proteção dos direitos e a promoção do respeito e da dignidade, nós temos seguido as evidências científicas e também nossos corações.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000, foram apenas o começo. Duas Resoluções do Conselho de Segurança e três Declarações Políticas das Nações Unidas posteriores exigiram mais de nós, colocando o foco na definição de objetivos cada vez mais ambiciosos. Em 2011, os líderes mundiais foram desafiados a alcançar 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV até 2015. E isso é exatamente o que o mundo fez – antes do previsto.

Em 15 anos nós reduzimos o número de novas infecções pelo HIV de 3,1 milhões [3,0 milhões-3,3 milhões] para 2,0 milhões [de 1.9 a 2.2 milhões]. Se tivéssemos sido condescentes, mais 30 milhões de pessoas teriam sido infectadas pelo HIV, 7,8 milhões a mais teriam morrido e 8,9 milhões a mais de crianças ficariam órfãs devido à AIDS.

How AIDS changed everything—MDG 6: 15 years, 15 lesson of hope from the AIDS response 14 July 2015 Released in Addis Ababa, Ethiopia, on the sidelines of the Third International Conference on Financing for Development, the report demonstrates that the response to HIV has been one of the smartest investments in global health and development, generating measurable results for people and economies. It also shows that the world is on track to meet the investment target of US$ 22 billion for the AIDS response by 2015 and that concerted action over the next five years can end the AIDS epidemic by 2030. http://www.unaids.org/en/resources/presscentre/pressreleaseandstatementarchive/2015/july/20150714_PR_MDG6report The flagship publication from UNAIDS was released at a community event at Zewditu Hospital in Addis Ababa, Ethiopia, on 14 July 2015 by United Nations Secretary-General Ban Ki-moon, Minister of Health, Kesetebirhan Admassu of the  Federal Democratic Republic of Ethiopia, Executive Director of UNAIDS Michel Sidibé and Abiyot Godana, Case Manager at the Entoto Health Center.

O movimento da AIDS demonstra que, com visão e responsabilidade compartilhadas, através da solidariedade e liderança global de pessoas vivendo com HIV, de comunidades afetadas e de ação individual, podemos mudar o curso da história. Podemos transformar esperança em expectativas e em conquistas não negociáveis.

O progresso que fizemos é sem precedentes e não teria sido possível sem a liderança do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e seu antecessor, Kofi Annan. Em nome de todos nós na resposta à AIDS ,nós os agradecemos.

As páginas do Como a AIDS mudou tudo – ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança da resposta à AIDS contêm informações valiosas e experiências inovadoras e comoventes do trabalho que parceiros, comunidades e países fizeram e estão fazendo na resposta à AIDS. Há também histórias emocionantes sobre os desafios que ainda persistem.

Esperamos haver muitas lições aprendidas capazes de agregar valor às novas metas globais como um modelo para uma abordagem para o desenvolvimento focada nas pessoas. Este é o legado que trazemos para as gerações futuras.

E, amigos, espero que o sucesso compartilhado de hoje nos inspire para avançarmos de forma ainda mais contundente no futuro. Os próximos cinco anos serão especialmente fundamentais para estabelecer as bases. Se aumentarmos os investimentos e acelerarmos a resposta à AIDS ao longo dos próximos cinco anos, vamos acabar com a epidemia até 2030.

Então, vamos ao trabalho, para que possamos alcançar este objetivo.

(tradução do Prefácio do Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, para o relatório Como a AIDS mudou tudo: 15 anos, 15 lições de esperança da resposta à AIDS, página 14)

Verified by MonsterInsights