Acordo reduz em 35% preço de diagnóstico infantil precoce para o HIV

Parceiros globais na Iniciativa de Acesso aos Diagnósticos uniram-se com a Roche Diagnostics para anunciar uma redução de 35% no preço para tecnologias de diagnóstico infantil precoce para o HIV.

O novo preço de acesso para o teste é inferior a 10 dólares (9,40 dólares), incluindo materiais consumíveis de laboratório e reagentes patenteados associados ao diagnóstico do HIV em crianças muito novas. Além do UNAIDS, fazem parte da Iniciativa de Acesso aos Diagnóstico a Iniciativa Clinton de Acesso à Saude (Clinton Health Access Initiative – CHAI), o Plano de Emergência para o Combate à AIDS do Presidente dos Estados Unidos (PEPFAR), o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária e a UNITAID.

Com o pico da mortalidade entre crianças vivendo com HIV ocorrendo entre 6 a 8 semanas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças expostas ao HIV submetam-se a exames de diagnóstico infantil precoce nos dois primeiros meses de vida. No entanto, apenas cerca de metade das crianças expostas ao HIV passam por essa triagem, em parte porque os custos têm limitado o número de plataformas de teste utilizadas atualmente em países de baixa e média renda.

Em 2014, apenas 32% das crianças vivendo com HIV receberam terapia antirretroviral em comparação com 41% dos adultos. É essencial conhecer o estado sorológico para o HIV de uma criança para que ela tenha acesso ao tratamento. Sem tratamento, metade de todas as crianças nascidas com HIV morrem aos dois anos de idade e a maioria morre aos cinco anos.

Selam health center polio How AIDS changed everything—MDG 6: 15 years, 15 lesson of hope from the AIDS response 14 July 2015.

 

“Agora precisamos usar esse acordo para intensificar rapidamente os serviços de diagnóstico e de tratamento para todas as crianças vivendo com HIV, em linha com a meta 90-90-90” – Michel Sidibé

 

“Este acordo com a Roche Diagnostics é um poderoso passo para acabar com o fracasso desmedido do mundo em atender as necessidadpes de tratamento das crianças vivendo com HIV”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “Agora precisamos usar esse acordo para intensificar rapidamente os serviços de diagnóstico e de tratamento para todas as crianças vivendo com HIV, em linha com a meta 90-90-90”.

A Iniciativa de Acesso aos Diagnósticos apoiada pelo UNAIDS, lançada na Conferência Internacional de AIDS na Austrália, em julho de 2014, emitiu um apelo à comunidade global para tornar mais acessíveis  os preços para testes de carga viral.  Sob a liderança da África do Sul e em parceria com CHAI, UNAIDS, UNITAID, o Fundo Global e o PEPFAR, os fornecedores foram desafiados a baixar os preços e a Roche Diangostics foi a primeira empresa a dar este passo, oferecendo à comunidade vivendo com HIV uma política de acesso para que as metas de tratamento sejam alcançadas. Outros parceiros da iniciativa incluem a Organização Mundial de Saúde (OMS), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a Sociedade Africana de Medicina Laboratorial e o UNICEF.

Verified by MonsterInsights