UNAIDS pede compromisso para desenvolvimento de vacina contra o HIV

Neste Dia da Conscientização sobre a Necessidade de uma Vacina contra o HIV (18/5), o UNAIDS convoca a sociedade para uma renovação do compromisso global com o desenvolvimento e descoberta de uma vacina efetiva contra o HIV.

“Uma vacina seria um grande passo para acabar com a epidemia de AIDS”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “Houve avanços científicos recentes encorajadores que nos dão esperança quanto ao desenvolvimento futuro de uma vacina contra o HIV.”

“Para transformar conceitos promissores em uma vacina eficaz e acessível contra o HIV, será fundamental aumentar e manter financiamentos nessa área”. Foto: IAVI/Divulgação

“Para transformar conceitos promissores em uma vacina eficaz e acessível contra o HIV, será fundamental aumentar e manter financiamentos nessa área”. Foto: IAVI/Divulgação

O UNAIDS está empenhado em não deixar que ninguém fique para trás na resposta ao HIV. Uma grande vantagem das vacinas é a de que elas promovem a equidade e podem ser utilizadas de forma eficaz em todas as comunidades, incluindo aquelas em que outros serviços de saúde podem dificilmente alcançar.

Estudos mostram que uma vacina contra o HIV é viável. O teste da vacina RV144 em 2009 reduziu a taxa de infecção por HIV em 31%. Há expectativas de que pesquisas em curso avancem sobre estes primeiros testes e sejam capazes de chegar a resultados importantes. Novas vacinas, bem como anticorpos neutralizantes, também estão sendo estudados.

As vacinas já erradicaram doenças como a varíola e levaram a poliomielite para perto da erradicação. As vacinas também têm efetivamente controlado difteria,  coqueluche, tétano, caxumba, sarampo e  rubéola, dentre tantas outras doenças infecciosas.

No entanto, em 2013, as pesquisas e o desenvolvimento de vacinas contra o HIV sofreram com o maior declínio em investimento desde 2008. Para transformar conceitos promissores em uma vacina eficaz e acessível, será fundamental conseguirmos aumentar e manter financiamentos nessa área.

Verified by MonsterInsights