Uma Jornada da Maternidade

Para comemorar o Dia das Mães deste ano, o UNICEF e o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária lançaram um novo vídeo e um site especial com mães HIV positivas.

Em 2013 e 2014, o UNICEF e o Fundo Global pediram a seis mulheres, na África do Sul e no Malawi, que compartilhassem suas reflexões, esperanças e medos durante a gravidez e o parto, bem como nos meses seguintes ao nascimento de  seus filhos.

A série A Journey of Motherhood (Uma Jornada pela Maternidade) reconhece os desafios específicos das mães que vivem com o HIV para manterem-se saudáveis e suas  experiências para dar à luz crianças também saudáveis e livres do vírus. A iniciativa destaca ainda os progressos realizados no fornecimento de medicamentos para prevenir novas infecções pelo HIV entre crianças em todo o mundo.

maes

Cerca de 1,5 milhão de mulheres vivendo com o HIV passam pelo trabalho de parto todo ano. Sem intervenção médica, o risco de transmissão do vírus a seus bebês durante a gravidez, o parto e o período de amamentação pode ser de até 45%.

Entretanto, hoje, medicamentos que previnem a transmissão do HIV de mãe para filho – uma única pílula diária – reduzem esse risco para 5% ou menos.

Verified by MonsterInsights