Participe da consulta mundial do UNAIDS

Quais são os melhores caminhos e estratégias para ganharmos terreno sobre a epidemia de AIDS até 2021? Como acelerar a resposta de forma consistente e duradoura para garantir o fim desta epidemia até 2030? De hoje (23/3) até a próxima sexta-feira (27/3), pessoas de todo o planeta poderão ajudar o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) a encontrar as melhores respostas para traçar este caminho rumo ao fim da epidemia de AIDS. A participação popular na consulta virtual unaidsstrategy2021.org ajudará o UNAIDS a traçar sua estratégia de 2016-2021. O objetivo principal desta consulta é colher o maior número possível de opiniões para o ajuste da estratégia atual, que prevê a Aceleração da Resposta (conhecida em inglês como Fast Track).

A Aceleração da Resposta busca alcançar as Metas de Tratamento 90-90-90 propostas pelo UNAIDS para 2020: 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não mais possam transmitir o vírus. As metas preveem também a redução no número de novas infecções com HIV para 500 mil por ano até 2020, bem como a alcance da meta de Zero Discriminação.

O cumprimento destas metas vai exigir grandes esforços de todos os países na intensificação de programas e investimentos em prevenção, tratamento e luta contra a discriminação, assegurando a consolidação de um contexto favorável ao respeito pelos direitos humanos. Isto também significa mudar fundamentalmente a maneira como a resposta apoia as populações-chave e vulneráveis ​​que continuam sendo deixadas para trás – como explorado em profundidade no Relatório Gap do UNAIDS.

“Pela liderança e engajamento de todos os nossos parceiros, estamos construindo uma estratégia voltada para ação com o objetivo de Acelerar a Resposta à AIDS para que ninguém seja deixado para trás.”, diz Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, sobre a construção da nova estratégia. “Esta estratégia nos colocará em um caminho ainda mais preciso rumo ao fim da epidemia de AIDS.”

“A participação de todos e todas, incluindo os jovens, é fundamental para alcançarmos as metas de Aceleração da Resposta até 2020 e o fim da epidemia de AIDS até 2030.”, diz Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.

 Como participar?

Para participar com sua opinião, visite o portal http://www.unaidsstrategy2021.org/e, caso necessite de tradução, escolha o português como idioma principal na ferramenta Google Tradutor, que se encontra logo abaixo do texto introdutório da página principal. Mesmo com imprecisões, a tradução automática oferece a oportunidade de compreensão sobre os temas discutidos e promove a inclusão.

Todas as pessoas interessadas em participar da Consulta UNAIDS 2021 poderão deixar seus comentários em quatro fóruns de discussão, que podem ser encontrados ao final da página início (Home) ou na aba “Discussão” – que é a quarta opção da esquerda para a direita no menu superior do portal.

  • Reinforcing Achievements (traduzida como Reforçando as realizações),
  • Closing the Gap (traduzido como Fechando as Lacunas),
  • Seizing the Game Changers (traduzido como Aproveitando os jogo-cambiadores) – e que, na tradução mais precisa, pode ser entendido como Aproveitando os ‘Fatores de mudança’
  • Youth Forum (traduzido como Fórum da Juventude)

 

 

Verified by MonsterInsights