Prefeitos assinam Declaração de Paris para o fim da epidemia da AIDS

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2014, prefeitos de todo o mundo se reuniram em Paris, na França, para assinar uma declaração sobre o fim da epidemia em suas cidades. Ao assinar a Declaração de Paris 2014, eles confirmaram o empenho em Acelerar a Resposta para acabar com a epidemia a partir de uma série de compromissos.

Entre as ações está o alcance das metas 90-90-90 do UNAIDS, o que significa ter: 90% das pessoas vivendo com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas que sabem que têm o HIV recebendo tratamento antirretroviral; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável, preservando sua saúde e reduzindo o risco de transmissão do HIV

“É possível acabar com a epidemia da AIDS se prefeitos de cidades de todo o mundo atuarem imediatamente, e de forma decisiva, na Aceleração da Resposta à AIDS até 2020”, diz Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “Acelerar a Resposta à AIDS nas cidades também vai encorajar novos programas com serviços de ponta capazes de abrir caminho para que as cidades busquem outros desafios na saúde pública, incluindo tuberculose, saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e da criança, violência de gênero e doenças não transmissíveis.”

No evento do Dia Mundial de Luta Contra AIDS em Paris, organizado pela Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, os prefeitos se uniram ao Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), ao programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e à Associação Internacional de Provedores de Cuidados com a AIDS (IAPAC, da sigla em inglês) ao assinar a Declaração de Paris.

“Cidades de todo o mundo são parceiras-chave que podem ajudar a Acelerar a Resposta a fim de acabar com a epidemia da AIDS”, disse Anne Hildago, Prefeita de Paris. “Nosso dever é com o ser humano acima de tudo. Como representantes eleitos, nossa função deve demonstrar solidariedade. Em Paris, nós estamos determinados a assumir nossas responsabilidades e a viver de acordo com nossos compromissos.”

A reunião ocorreu 20 anos após a Cúpula da AIDS de Paris, na qual líderes mundiais e comunidades concordaram em seguir princípios para o maior envolvimento das pessoas vivendo com HIV. Conhecido como princípios GIPA (da sigla em inglês para greater involvement of people living with HIV/AIDS), esse comprometimento histórico continua a guiar a resposta global da AIDS até hoje.

A Declaração de Paris 2014 inclui compromissos com o foco nas populações e comunidades mais afetadas pelo HIV, com o objetivo de mobilizar recursos para uma melhor integração entre saúde pública e desenvolvimento, a fim de construir e acelerar ações urbanas estratégicas voltadas ao HIV e de usar a resposta à AIDS como um catalisador para transformações sociais positivas.

Além das metas 90-90-90, o UNAIDS convoca todas as cidades a contribuírem também para a redução em mais de 75% do número anual de novas infecções do HIV em adultos – para 500.000 em 2020 em todo o mundo – e o empenho para que alcancemos a Zero Discriminação. UNAIDS estima que o cumprimento das metas 90-90-90 de Aceleração da Resposta vai impedir quase 28 milhões de novas infecções pelo HIV e 21 milhões de mortes em 2030.

Relatório sobre cidades

Durante o evento, o UNAIDS lançou um relatório sobre o HIV nas cidades. O documento ressalta o importante papel que as áreas urbanas deverão exercer para acabar com a epidemia da AIDS até 2030. Intitulado Outlook: Cities Report (Perspectiva: Relatório sobre Cidades), o relatório mostra como as cidades e as áreas urbanas são particularmente afetadas pelo HIV.

Veja algumas das principais constatações do relatório:

  • – Estima-se que as 200 cidades mais tocadas pela epidemia respondam juntas por um quarto dos 35 milhões de pessoas vivendo com HIV ao redor do mundo atualmente.
  • – Em diversos países, as cidades acolhem mais da metade das pessoas vivendo com HIV em seus territórios nacionais.
  • – Na Afríca Sub-Saariana, 45% das pessoas vivendo com HIV moram em cidades.
  • – De acordo com o relatório, mais da metade da população global vive em cidades, número que chegará a 60% até 2050.
  • – A grande maioria das megacidades, definidas como cidades com populações acima de 10 milhões de habitantes, estará em países renda baixa e média.
  • – A Aceleração da Resposta ao HIV nas cidades – sem negligenciar esforços para áreas rurais entre outras – será, portanto, crucial para acabar com a epidemia da AIDS.

 

Clique aqui para acessar o comunicado de imprensa completo.

Verified by MonsterInsights