O poder da tecnologia para a transformação social

Representantes da sociedade civil, de organizações públicas e privadas e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lançaram na última semana de outubro (27/10) o aplicativo iMonitor+ , em Bangcoc, Tailândia. O objetivo do novo aplicativo é o de empoderar comunidades na resposta ao HIV, indicar formas de acesso à prevenção e ao tratamento e disponibilizar ferramentas para avaliação de qualidade dos serviços prestados.

O aplicativo utiliza a geolocalização para informar o usuário sobre onde encontrar preservativos, testes de HIV, aconselhamento, tratamento e outros serviços. Se o local estiver com falta de medicamentos antirretrovirais e outros materiais, o indivíduo pode enviar alertas para um painel central que o  redirecionará ao posto de atendimento mais próximo.

Quem tiver o aplicativo também pode relatar qualquer ato de preconceito ou violação de direitos nos atendimentos voltados ao HIV, além de outros acontecimentos. Autoridades públicas de saúde e parceiros comunitários têm trabalhado em conjunto para resolver o mais rapidamente possível problemas levantados pelos alertas do aplicativo.

“Isto é uma revolução de dados: um sistema móvel de informação sobre saúde em tempo real. O iMonitor+ não é apenas um aplicativo, mas uma ferramenta para a transformação social. Ele irá capacitar pessoas a exigir serviços e promover a prestação pública de contas”, disse o diretor-executivo do UNAIDS Michel Sidibé.

Além de Sidibé, o lançamento realizado em Bangcoc contou com a presença do vice-governador da capital tailandesa, Pusadee Tamthai, do diretor de campanha pública da AIDS Coalition da Indonésia, Ayu Oktariani, e do diretor da Service Workers in Group Foundation (SWING), Surang Janyam.

Atualmente, o novo aplicativo em inglês está disponível apenas para 4 países asiáticos, Tailândia, Indonésia, Índia e Filipinas

O novo aplicativo em inglês está disponível para 4 países asiáticos, Tailândia, Indonésia, Índia e Filipinas

“O iMonitor+ tem grande potencial para se tornar uma ferramenta de alerta antecipado, capaz de notificar autoridades públicas de saúde sobre falhas nos serviços principais”, disse o vice-governador de Bangcoc. “Trabalhando com a sociedade civil no desenvolvimento do iMonitor+, abrimos um importante canal para o diálogo e fortalecimento de parcerias para a transformação social.” 

Desde o começo de junho, mais de 100 voluntários de cinco comunidades de Tailândia, Indonésia, Índia e Filipinas vêm testando o dispositivo para opinar sobre o funcionamento e sugerir adaptações às especificidades de cada grupo. Na Tailândia, a Administração Metropolitana de Bangcoc criou uma parceria com a Fundação SWING para avaliar e aprimorar o aplicativo.

“O iMonitor+ é uma plataforma efetiva que permite trabalhar com autoridades da saúde pública”, disse o diretor da fundação SWING. “Ele está nos dando a oportunidade de influenciar diretamente a forma como os serviços são prestados às comunidades.”

A AIDS Coalition da Indonésia tem executado um modelo experimental do aplicativo em quatro cidades, incluindo Jakarta. “Descobrimos que as autoridades têm utilizado os alertas emitidos em tempo real, o que acelerou suas ações para corrigir as lacunas presentes nos serviços públicos”, disse Ayu Oktariani, diretor da coalizão.

Esse retorno sistemático das comunidades e prestadores de serviço irá garantir a contínua inovação e adaptabilidade do aplicativo. Além de ser uma ferramenta de monitoramento de qualidade e capacidade de prestação de serviços relacionados ao HIV, o aplicativo irá empoderar a comunidade para o controle de serviços de saúde, aprimorando o acompanhamento da prestação pública de contas.

Verified by MonsterInsights